Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Segunda avaliação: Seminários

Na semana passada, mais expecificamente na quinta-feira, dia 12 de maio, foi dado início às apresentações dos seminários da disciplina de Literatura Portuguesa II, turma do 5º período de Letras, de onde serão dadas as notas da segunda avaliação.

A primeira equipe apresentou seu trabalho sobre a Revista Presença, uma revista portuguêsa que surgiu com a intenção de divulgar os poetas portugueses, fazer intercambio com os poetas brasileiros e sem comprometimento algum com o social e político. Diferetemente do convencional, a equipe abordou esse tema falando a partir dos diretores da revista na época. Sua primeira direção foi com Branquinho da Fonseca, que com o ideal de liberdade criativa, decide fundar a revista sem se preocupar com os academicismos, porém, com o passar do tempo, a revista foi tomando um rumo diferente da que o criador pretendia para ela e decide deixar a direção da revista. Logo após esse fato, Casais Monteiro, um dos filósofos mais importante do século XX, assume a direção da Revista Presença que divulgava as ideias do grupo Presencista (movimento que marcou a segunda geração do modernismo e que pretendia buscar uma literatura orginal, espontânea).
Equipe: Antonio, Cristina, Eraldo, Eudes e Josineide.

Na mesma noite, o segundo grupo apresenta um belo trabalho sobre Sophia de Mello Breyner Andersen, uma importante poetisa da literatura portuguesa. A partir do poema "Não se perdeu nenhuma coisa em mim", a equipe começa a falar da biografia da dinamarquesa, apresentando todos os inúmeros prêmios que ela conquistou ao logo se sua vida. A equipe nos chama atenção ao fato de que Sophia não foi uma escritora bohemia, ao contrário, ela era casada com o jornalista Francisco José de Souza Tavares e mãe de cinco filhos; Ela buscava inspiração no mar, na infância, na cidade e pelo fato de ser mãe, se viu com inspiração para criar livros infantis também. Sophia era uma poetisa que tinha uma vida "certinha" e por isso chega a viver 84 anos.
Equipe: Klecya, Letícia, Mª Edna, M ª Emília, Suzana e Viviane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário